sábado, 10 de novembro de 2012

VELOCIDADE DA LUZ

A velocidade da luz atinge 300 mil km por segundo, para ser bem exato, ela faz 299 792 458 metros. Ela é fundamental na Ciência, ela é importantíssima para cálculos de dimensão, perímetro de planetas, estrelas, via-lácteas e enfim, tudo o que está presente em nosso Universo. Claro que dizendo que a luz percorre 300 mil km por segundo, não temos a noção do que é isso, pois veja, um avião que transporta passageiros anda em média 800 km por hora, já um caça f-14, atinge cerca de 14 mil km por hora, mas lembre-se, é por HORA, a luz, alcança 300 mil km por SEGUNDO. Então, vamos analisar:

Se fosse calcular a velocidade da luz por hora, ela atinge 1079 milhões de km por hora. A luz percorre um km em 3,3 microssegundos, ela faz o perímetro da Terra, em 0,13 segundos. Da Terra a Lua leva cerca de 1,3 segundos, já da Terra ao Sol, leva 8,8 minutos, mas lembre-se, o Sol está a uma distância de 150 milhões da Terra. Ou seja, a velocidade disso é realmente inimaginável!

Um comentário:

  1. muito obrigado eu precisava de fazer um trabalho para a escola e a professora disse q eu vou tirar melhor nota por causa disso.
    tkx.:D

    ResponderExcluir