quarta-feira, 28 de novembro de 2012

RECORDE MUNDIAL - SALTO DA ESTRATOSFERA

INCRÍVEL - Homem salta da estratosfera, lá de cima, antes de pular, ele consegue observar todo o planeta Terra, ao pular ele fica cerca de 5 minutos em queda livre, até armar o pára-quedas e completar com sucesso um super recorde de salto de pára-queda. Depois de alguns minutos que ele esta caindo em queda livre, o austríaco chega a ultrapassar a velocidade do som, o evento ocorreu no dia 14 de setembro de 2012.

ASSISTA O VÍDEO COMPLETO





PLUTÃO, O PLANETA DESCLASSIFICADO DO SISTEMA SOLAR

Em 2006, ocorreu uma reunião com vários cientistas, historiadores e físicos, discutindo se Plutão seria mantido como o menor planeta do Sistema Solar, ou, seria desclassificado. A lógica de desclassificar o nono  planeta do Sistema Solar seria que, se ele tinha direito de ocupar um lugar no Sistema Solar, outros objetos celestes maiores que ele também teriam, como asteroides e corpos celestes. O planeta Terra. que é 1407 vezes menor que Júpiter, é 400 vezes maior que Plutão.  E então, em 2006, na República Tcheca, eles decidiram que Plutão deveria ser desclassificado do Sistema Solar, se tornando um Planeta-Anão!

VEJA COMO ERA O SISTEMA SOLAR AINDA COM PLUTÃO


VEJA COMO É O PLANETA PLUTÃO


SISTEMA SOLAR - NETUNO

Netuno é o oitavo planeta do Sistema Solar, e o último em relação à distância do sol. Netuno é chamado como Planeta-Azul, mas não devido a quantidade de água, igual a Terra, mas sim por sua composição, o deixando inteiramente azul. Este planeta tem os ventos mais fortes de todos os planetas do Sistema Solar, no qual chega a até 2100 km por hora. A temperatura da atmosfera de Netuno é em média de 218 graus negativos, devido a sua distância do Sol. O planeta tem um pequeno e fragmentado segmento de anéis, detectado na década de 60. O planeta foi descoberto por três pessoas, Urbain Le Verrier, John Couch Adams e Johann Galle, na data de 23 de setembro de 1846.

  

sábado, 24 de novembro de 2012

EVENTOS IMPORTANTES NO CÉU EM NOVEMBRO

Veja os eventos astrônomos que ainda vai acontecer em novembro de 2012.

28/11/12_ 14:46 - Lua Cheia
28/11/12_ 14:33 - Eclipse Penumbral da Lua
28/11/12_ 19:36 - Lua no Apogeu, d = 406364 km da Terra 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O horário descrito acima é Tempo Universal, horário usado por astrônomos, para converter ao horário de Brasília diminua 3 horas do descrito acima, detalhe, isso quando não estiver no horário de verão. Quando estiver no horário de verão, diminua 2 horas. 

HÁ MAIS PLANETAS DO QUE ESTRELAS NA VIA LÁCTEA

Parece mentira, mas é verdade... existe mais planetas do que estrelas na galáxia em que estamos, a Via-Láctea! Quando olhamos para o céu, e olhamos aqueles "pontinhos" brilhantes vemos estrelas (em nossa mente), pois na realidade muito dos pontinhos que vemos são planetas a milhões de anos-luz da Terra.

Há mais planetas que estrelas na Via Láctea

COMO SE FAZER UM TELESCÓPIO AMADOR

Assista o vídeo e aprenda a ter um telescópio construído por você mesmo sem gastar muito.


SISTEMA SOLAR - MARTE

Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, executa uma volta em torno do sol em 687 dias terrestres. Marte tem calotas polares que contém água e dióxido de carbono gelados, e o maior vulcão conhecido do Sistema Solar, o Olympus Mons. O chamado planeta vermelho é também visto a olho nu, observado como uma estrela vermelha. O planeta possui dois satélites naturais, Fobos e Deimos, e em sua atmosfera, 95,72% de sua composição é de Dióxido de Carbono.

NEBULOSA

Nebulosas são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma. São normalmente regiões de formação estelar, como a Nebulosa de Águia. É esta nebulosa que forma uma das mais belas imagens da NASA, Os pilares de Criação. 

TIPOS DE NEBULOSAS

  • Nebulosa de Emissão                           
  • Nebulosa de Reflexão
  • Nebulosa Escura
  • Nebulosa Planetária
OS PILARES DE CRIAÇÃO

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AGLOMERADO DE ESTRELAS

Aglomerados Estelares são grupos de estrelas que se definem em dois tipos: 

AGLOMERADOS GLOBULARES - Concentração de centenas ou milhares de estrelas velhas, ligadas gravitacionalmente.

AGLOMERADOS ABERTOS - São grupos mais dispersos de estrelas, contendo centenas de membros,  normalmente muito jovens.

Certos Aglomerados Estelares são visíveis a olho nu no céu, como Plêiades, Híades e Praesepe.


SISTEMA SOLAR - JÚPITER

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Júpiter é um planeta gasoso, junto com Urano e Saturno, é o 5° mais próximo do Sol. Júpiter é visível a olho nu no céu, sendo o quarto objeto mais brilhante no céu, depois do Sol, Lua e Vênus. Júpiter possui um sistema de anéis e 64 satélites naturais, entre eles está o famoso Ganímedes, descoberto por Galileu Galilei em 1610. A temperatura média de Júpiter é de 108 graus negativos, temperatura decorrente da distância que o planeta está do Sol.

IMAGEM DE JÚPITER


COMPARAÇÃO  DO TAMANHO DE JÚPITER À TERRA

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PROGRAMAS INTERESSANTES: Stellarium

Stellarium é um software da astronomia que acontece em tempo real para a observação do céu. Nele, você pode colocar sua posição atual, e de lá, olhar o céu do chão, como se fosse com nossos olhos, e observar as principais atrações. Ele é também de fundamental importância para ajudar e servir de guia para astrônomos amadores, ou para quem acabou de comprar um telescópio e não sabe onde observar os melhores objetos celestes encontrados no céu, ele mostra o que está visível para você olhar no telescópio naquele dia e hora, e a localização do tal objeto.

OBSERVAÇÃO DO CÉU A OLHO NU

Normalmente enquanto observamos uma linda noite estrelada, achamos que só vemos estrelas, mas na realidade, alguns daqueles pontinhos pode ser mais do que estrelas, mas sim algum planeta, pequeno aglomerado de estrelas, e até mesmo galáxias. A olho nu, podemos visualizar até 5 planetas, nos quais são:
  1. Mercúrio
  2. Vênus
  3. Marte
  4. Júpiter
  5. Saturno
Na figura abaixo, irá te ensinar como localizar Marte quando ele estiver visível a olho nu no céu.


Verá que é simples, em primeiro lugar, deve localizar as TRÊS MARIAS, estrelas bem fáceis de se localizar. Já localizadas, verá que a sua direita tem a estrela Betelguese, depois de localizada, siga a linha desta estrela até encontrar 3 estrelas, formando um formato triangular, a parte de baixo do triângulo é Pollux e Castor, e finalmente, a "cabeça da pirâmide" é Marte, perceberá que ela é mais avermelhada que o comum. O processo é simples e de fácil localização. Mas observação, você só conseguirá observar com facilidade uma noite que o céu esteja aberto, sem nuvens que atrapalhe.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

HALO (Solar e Lunar)

Um HALO é um anel de luz que rodeia um objeto, eventualmente o sol ou a lua. 
Os Halos se formam entre 5 e 10 km, na troposfera superior. A luz é refletida e refractada pelos cristais de gelo e pode dividir em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. Um fenômeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa, o evento é relativamente comum, e de vez em quando, é possível observá-lo também em torno da lua.

HALO em torno do Sol

HALO em torno da Lua
                           

  

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ECLIPSE SOLAR



Um Eclipse Solar é um raríssimo fenômeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando completamente sua luz em uma estreita faixa terrestre.

OBS: O próximo Eclipse Solar no Brasil ocorrerá no dia 15 de abril de 2014. (15.04.2014)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA ASTRONOMIA - Eclipse total na Austrália

Nesta próxima quarta-feira, dia 21 de novembro de 2012, a Austrália terá a dádiva de presenciar um Eclipse Total durante 3 horas. O espetáculo começará ainda na Terça-Feira, ás 8 e 35 da noite, ou seja, na Quarta-Feira após o amanhecer na Austrália a lua ocultará o sol para esses habitantes desta parte do planeta!

(Imagem de um ECLIPSE SOLAR TOTAL)

ÚLTIMAS NOTICIAS NA ASTRONOMIA - Galáxia mais distante

Astrônomos identificaram hoje (16/11/2012) uma nova galáxia, considerada a mais distante já encontrada até hoje. Pra você ter uma noção da lonjura da tal, a luz percorre 300 mil km por segundo, leva cerca de 1 segundo pra viajar a terra à lua, e mesmo com toda esta velocidade, a luz levaria 13,3 bilhões de anos para chegar da galáxia até à Terra! 
Batizada de "MACS0647-JD", essa galáxia nasceu 420 milhões após a teoria do Big Bang, ou seja, nosso universo tinha apenas 3% de sua idade atual, na qual é 13,7 bilhões de anos.

21_12_2012 - O suposto FIM DO MUNDO

Um assunto que cada vez vem sido mais falado é o suposto FIM DO MUNDO daqui cerca de 1 mês. 
A profecia dos Maias indica que o fim do mundo seria no exato dia 21 de dezembro de 2012, uns cientistas dizem que realmente ocorrerá, outros, que não. Então, vamos ver as principais teorias sobre este mistério, será que realmente o mundo acabará daqui 34 dias?


ECLIPSE LUNAR

Um Eclipse Lunar  é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra totalmente ou parcial o cone de sombra projetado pela Terra, normalmente, sendo visível a olho nu. Isso ocorre sempre que o sol, a terra e a lua se encontram próximos ou em perfeitos alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois elementos. 

OBS: O fato descrito só ocorre na Lua Cheia.


sábado, 10 de novembro de 2012

VELOCIDADE DA LUZ

A velocidade da luz atinge 300 mil km por segundo, para ser bem exato, ela faz 299 792 458 metros. Ela é fundamental na Ciência, ela é importantíssima para cálculos de dimensão, perímetro de planetas, estrelas, via-lácteas e enfim, tudo o que está presente em nosso Universo. Claro que dizendo que a luz percorre 300 mil km por segundo, não temos a noção do que é isso, pois veja, um avião que transporta passageiros anda em média 800 km por hora, já um caça f-14, atinge cerca de 14 mil km por hora, mas lembre-se, é por HORA, a luz, alcança 300 mil km por SEGUNDO. Então, vamos analisar:

Se fosse calcular a velocidade da luz por hora, ela atinge 1079 milhões de km por hora. A luz percorre um km em 3,3 microssegundos, ela faz o perímetro da Terra, em 0,13 segundos. Da Terra a Lua leva cerca de 1,3 segundos, já da Terra ao Sol, leva 8,8 minutos, mas lembre-se, o Sol está a uma distância de 150 milhões da Terra. Ou seja, a velocidade disso é realmente inimaginável!