quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

QUANTO VALE UM ANO-LUZ?

O que já sabemos é o quanto a Velocidade da Luz percorre (300.000 km por segundo), mas quanto vale um Ano-Luz?
Primeiro vamos saber o que é um ano-luz, no entanto é um pouco óbvio, o ano-luz é quanto a velocidade da luz percorre em um ano (365 dias terrestres). Enfim, o ANO-LUZ percorre 9,5 trilhões de km por ano, pra ser mais específico seu numero exato é 9.460.536.207.068.016 (9 trilhões, 460 bilhões, 536 milhões, 207 mil, 68 quilômetros e 16 metros).

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA ASTRONOMIA - PEQUENO ASTEROIDE PASSA DE RASPÃO NA TERRA

Nesta Sexta-Feira passou de "raspão" da Terra um pequeno asteroide, com a dimensão de 6m. A rocha passará a 0,8 LD (distâncias lunares), o equivalente a 307.520 km de distância da Terra, em termos astronômicos, a rocha passou bem perto da Terra, sua velocidade foi de 29,7 km por segundo, mas não ofereceu perigo à Terra!

VIDA DE ASTRONAUTAS

Conheça o vídeo que mostra como é a vida dos astronautas lá no espaço, um vídeo curto e muito bacana!


FENÔMENOS - AURORA BOREAL


domingo, 23 de dezembro de 2012

ROBÔ CURIOSITY... O ROBÔ DE MARTE

A viagem do robô levou nove meses pelo espaço, seu objetivo é examinar Marte e procurar sinais de vida no local! Assista este incrível vídeo mostrando o robô chegando em Marte!


SISTEMA SOLAR - URANO

Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar, somente atrás de Júpiter e Saturno; E é o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar. Urano foi o primeiro planeta descoberto por um telescópio.
A temperatura minima de Urano é de 224 graus negativos, e a  velocidade do vento lá é de 250 metros por segundo, ou seja, 900 km por hora. Bem antes da descoberta de Urano como planeta, ele foi visualizado várias vezes, sendo considerado uma estrela; Nos registros a sua primeira visualização foi em 1690, por John Flamsteed, ele o observou umas 6 vezes, e o catalogou como 34 tauri. Já o astrônomo francês Pierre Lemonnier observou Urano pelo menos umas 12 vezes entre 1750 e 1769. Mas quem realmente descobriu o planeta foi Hershel, no qual primeiro o planeta se passou por uma estrela, depois por uma nebulosa, um cometa, e enfim finalmente ele foi identificado como um planeta, isso no ano de 1781.
A composição de Urano é principalmente composto por Hidrogênio, ocupando 83,3%, também contém Hélio, que é 15,3%, e 2,3% de Metano. Urano não é conhecido como Gigante Gasoso, como é reconhecido Júpiter e Saturno, mas sim como Gigante de Gelo, composto por Amônia, Água, Hidrossulfeto de Amônio e Metano.

    

SISTEMA SOLAR - VÊNUS

Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar em relação ao Sol, ele completa sua órbita (volta em torno do Sol) em 224,7 dias terrestres. Depois da Lua Vênus é o objeto mais brilhante do céu noturno. A pressão atmosférica na superfície do planeta é 92 vezes a da Terra. Vênus tem o mais forte efeito estufa do Sistema Solar, sua temperatura média em sua superfície é de 420 graus, e seus ventos movem a até 60 vezes a velocidade de rotação do planeta, enquanto na Terra os ventos mais fortes chegam a apenas 10% ou 20% da velocidade de rotação! Vênus é composto basicamente por Dióxido de Carbono, no qual é 96,5%, tem um pouco também de Nitrogênio, 3,5%; E de outros elementos juntando todos não dá 1%.


O LADO DA LUA QUE NÃO VEMOS


Parte do Lado Oculto da Lua - Apollo 16






Esta foto abaixo foi tirada da nave de Apolo 12. Esta é a parte oculta da Lua em relação à Terra, ou seja, na Terra não vemos esta parte da Lua! 


A IDA À LUA NÃO FOI UMA FARSA

Eis o grande mistério; Será que Neil Armstrong realmente pisou na lua no dia 20 de julho de 1969? SIM!
Pesquisadores revelaram e esclareceram as duvidas que as pessoas tinham, nas quais no meio desses motivos achavam que a ida seria uma farsa! 
Assista esse vídeo que mostra claramente que Neil Armstrong realmente foi à Lua!


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS COM MEU TELESCÓPIO

Há cerca de 15 dias atrás, finalmente, comprei meu tão esperado e sonhado telescópio. O meu é um telescópio Greika Refrator Azimutal, ele tem 60mm de distância e 700mm de foco, e ainda acompanha 2 lentes barlow e uma lente inversora eye piece, para observação terrestre. Tá difícil de encontrar uma noite estrelada aqui em Curitiba, desde que comprei o telescópio o céu está nublado, e sei lá o que aconteceu com a lua, que só tem aparecido de madrugada, enfim, tenho colégio cedo e não posso esperar até a madruga. Por enquanto só vi algumas estrelas, as três marias, e já consegui observar o maior planeta do Sistema Solar, Júpiter. Consegui ver ele à 4 dias atrás, além de ver o planeta consegui ver 4 pontos ao redor dele, que são seus 4 das 61 luas visíveis. Foi bem bacana, vou esperar ansiosamente agora que estou de férias, poder observar a lua, e quem sabe ir em uma chácara, algum lugar isolado de poluição ou luzes de cidade para poder contemplar uma noite estrelada em meu telescópio!   

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SISTEMA SOLAR - SATURNO

Saturno  é o sexto planeta do Sistema Solar, localizado entre Júpiter e Urano. Seu aspecto mais característico é seu sistema de anéis, o único visível da Terra. Ele é o segundo maior planeta do Sistema Solar, só atrás de Júpiter. Ele é um planeta gasoso, principalmente por Hidrogênio, contendo 97% e também com uma pequena proporção de hélio e outros elementos.
Sua atmosfera externa tem uma aparência suave, mas os ventos em Saturno chegam a até 1800 km por hora. Saturno tem um número elevado de satélites, 61 descobertos até então, e também cercado por um complexo sistema de anéis concêntricos, formados normalmente por restos de meteoros e cristais de gelo, com alguns chegando até ao tamanho de uma casa! A temperatura média de Saturno é de 134 graus negativos, isso devido a distância do Planeta ao Sol.
A duração do dia em Saturno é de 10 horas e 39 minutos, e sua distância ao Sol é de 1 bilhão e 433 milhões km (1.433.000.000).

SONS DO ESPAÇO GRAVADOS PELA NASA

Veja este incrível vídeo criado pela NASA onde mostra os sons produzido por planetas no Espaço.


IMAGINE A EMOÇÃO ...

Imagine a emoção que é "flutuar" no meio do espaço e observar todo o externo de nosso Planeta Terra!