terça-feira, 12 de março de 2013

ENTENDE DE ASTRONOMIA? ENTÃO FAÇA O TESTE!

Você que gosta de estudar e se deslumbrar com a astronomia e acha que entende sobre ela, chegou a hora de fazer um teste!


Tem dois testes do site da Super Interessante bem bacana para você fazer. O primeiro é o "Você sabe tudo sobre Marte?"; E o outro é, "Você Entende de Astronomia?".

Veja o link dos dois testes abaixo e faça, são em média 12 perguntas no qual no final você verá se você realmente entende ou sabe o suficiente sobre os tais assuntos!

Link dos testes:




terça-feira, 5 de março de 2013

DÚVIDAS QUE SURGEM: PORQUE A LUA NÃO TEM NOME SENDO QUE AS DOS OUTROS PLANETAS TEM?

Muitos se questionam e tem esta pergunta, porque a lua não tem nome, sendo que as dos outros planetas tem? Como no exemplo as "luas" Europa, Calisto, Ganimedes e Io, algumas das "luas" de Júpiter. Enfim, vamos analisar e veremos que a resposta é bem simples.

Já para não enrolar, na realidade, o nome da lua, obviamente é LUA. Que na realidade, este corpo celeste é um Satélite Natural, e o nome do Satélite Natural da Terra é Lua.

Quando vamos falar dos Satélites Naturais, por exemplo as de Júpiter, à chamamos de Lua para melhor compreensão do assunto. Mas no verdadeiro fato, o nome destes milhares de corpos celestes espalhados pelo Sistema Solar é SATÉLITE NATURAL. Assim, novamente falando, o nome do Satélite Natural da Terra é Lua, como o nome de um dos Satélites Naturais de Júpiter, é Calisto.





A TERRA E A LUA VISTO DE "MAIS LONGE"

Veja esta incrível foto mostrando a terra (o ponto maior e mais brilhante da foto) e a lua (ao lado da terra) de um modo mais amplo, ou seja, a foto mais aberta!

GALÁXIAS EM COLISÃO

Estas sequências de fotos foi tiradas pelo telescópio Hubble.


De vez em quando, as galáxias tem encontros próximos que terminam em grandes fusões!

UMA IMAGEM RARA DA SUPERFÍCIE DE VÊNUS

A foto abaixo é uma rara foto da superfície de Vênus, um dos oito planetas de nosso Sistema Solar.


A foto foi tirada pela nave espacial Venera-13, uma nave soviética que pousou no planeta em 1982, a sonda sobreviveu apenas 2 horas no ambiente infernal do planeta!


FOTOS BELÍSSIMAS DE JÚPITER E SUAS LUAS

Aqui tem algumas belíssimas fotos de Júpiter e suas luas, acompanhe:


1 - Esta primeira foto mostra um dos satélites de Júpiter, a lua Io, e ao fundo o gigante gasoso!


2 - Grande Mancha Vermelha de Júpiter.
Esta mancha é uma tempestade anticiclônica persistente, conhecida por ter existido desde 1831.


3 - Mais uma das luas de Júpiter, Ganímedes. Obviamente a lua é a que está ao fundo da imagem, "escondidinha" ao lado de Júpiter!


4 - Novamente a imagem de Io, e também Europa, duas luas do gigante gasoso, e ao fundo o enorme Júpiter!