quinta-feira, 24 de outubro de 2013

VIA-LÁCTEA

Vamos ver agora um pouco sobre nossa galáxia, a Via-Láctea. 


Só para você ter ideia de seu tamanho, estimam-se que ela tem mais de 200 BILHÕES DE ESTRELAS, sendo o nosso Sol, que é um milhão e trezentas mil vezes maior que a terra, apenas mais uma estrela das bilhões existentes na Via-Láctea.
Uma galáxia, inclusive a nossa, é formada por um enorme aglomerado de estrelas com seus respectivos planetas, diversos objetos celestes diferentes, gás, poeiras, matéria escura, etc.
O nosso Sistema Solar situa-se a cerca de 26.000 anos-luz do centro da galáxia, e demora cerca de 200 milhões de anos para completar uma volta à galáxia, deslocando-se a uma velocidade média de 240 km/s (quilômetros por segundo).
Sua idade está calculada em 13,6 bilhões de anos. São seis partes que constituem a Via-Láctea, o núcleo, bulbo central, disco, os braços espirais, o componente esférico e o halo.
A observação e o estudo de nossa galáxia é dificultado pelo fato de o plano galáctico estar obscurecido por nuvens de poeiras e gás que absorvem a luz visível. Assim, muito do que sabemos sobre a Via-Láctea é inferido a partir da observação de outras galáxias e por observação através de observatórios capazes de medições em comprimentos de onda não bloqueados pela poeira.

Observe nas legendas da foto abaixo onde está localizado o nosso Sistema Solar dentro de nossa galáxia, ele fica praticamente imperceptível, lembrando que dentro dele tem nosso sol, os 8 planetas, inclusive o planeta terra, centenas de satélites naturais (luas), e milhares de objetos celestes e estrelas. E mesmo com tudo isso, ele fica quase invisível com a imensidão da galáxia ao todo. E lembrando, existem outras bilhões de galáxias, com mais bilhões de aglomerados, estrelas e planetas dentro.
Para nós humanos, o tamanho do universo é inimaginável.

domingo, 20 de outubro de 2013

ROBO CURIOSITY ANALISANDO A SUPERFÍCIE DE MARTE



AS DESCOBERTAS DE CURIOSITY EM MARTE

Em agosto de 2012 o robô Curiosity pousou na superfície de Marte com o propósito de analisar a superfície e o ambiente do planeta.
Já há quase um ano que o robô está em Marte já foram realizadas muitas descobertas e muitas coisas foram compreendidas sobre o local, foram analisadas pedras soltas, poeira, areia, componentes do solo, temperatura do ambiente e outras coisas.
Edward Stolper, do ITC (Instituto de Tecnologia de Califórnia) disse que nenhuma rocha da superfície de Marte é semelhante às rochas terrestres.
A sonda é equipada com um instrumento de laser para determinar a partir de material a uma certa distância. Este instrumento descobriu que o componente de partículas finas, a composição do pó transportado pelo vento contém moléculas de água. Foi testado 139 alvos no solo, nos quais nos 3 primeiros meses da missão foi detectado hidrogênio, que os cientistas interpretam como água.
Os dados obtidos através do robô ainda estão sendo analisados. Jet Propulsion Laboratory, da NASA, administra a missão para a Diretoria de Missões Científicas da NASA, em Washington. A missão se baseia em colaboração internacional, incluindo as contribuições principais como do Canadá, Espanha, Rússia e França.


Robo Curiosity na superfície de Marte