domingo, 20 de outubro de 2013

AS DESCOBERTAS DE CURIOSITY EM MARTE

Em agosto de 2012 o robô Curiosity pousou na superfície de Marte com o propósito de analisar a superfície e o ambiente do planeta.
Já há quase um ano que o robô está em Marte já foram realizadas muitas descobertas e muitas coisas foram compreendidas sobre o local, foram analisadas pedras soltas, poeira, areia, componentes do solo, temperatura do ambiente e outras coisas.
Edward Stolper, do ITC (Instituto de Tecnologia de Califórnia) disse que nenhuma rocha da superfície de Marte é semelhante às rochas terrestres.
A sonda é equipada com um instrumento de laser para determinar a partir de material a uma certa distância. Este instrumento descobriu que o componente de partículas finas, a composição do pó transportado pelo vento contém moléculas de água. Foi testado 139 alvos no solo, nos quais nos 3 primeiros meses da missão foi detectado hidrogênio, que os cientistas interpretam como água.
Os dados obtidos através do robô ainda estão sendo analisados. Jet Propulsion Laboratory, da NASA, administra a missão para a Diretoria de Missões Científicas da NASA, em Washington. A missão se baseia em colaboração internacional, incluindo as contribuições principais como do Canadá, Espanha, Rússia e França.


Robo Curiosity na superfície de Marte

Nenhum comentário:

Postar um comentário